25 de out. de 2011

Os piores insetos do mundo

Os seres humanos adoram pensar que são os donos do mundo. Mas a verdade é que nós somos apenas mais uma das centenas de milhares de espécies que vivem na Terra - incluindo todos os tipos de insetos.
Estima-se que existam 1.5 bilhões de seres rastejantes para cada ser humano e, embora nesse número estejam incluídas as graciosas borboletas, também estão os insetos perigosos. Confira a galeria a seguir!


Mosca da berne







Embora a mosca macho seja inofensiva, a fêmea é muito perigosa. Ela escolhe um local quente e úmido para colocar seus ovos e, por isso, ferimentos sem proteção podem virar um ninho das larvas desse tipo de mosca.

Barbeiro


O barbeiro, comum na América do Sul e América Central, tem uma tromba para sugar o sangue de suas vítimas. Isso não seria problema tão grave, já que os pernilongos também fazem isso. O perigo está nos parasitas que o barbeiro carrega em seu corpo e que passam para a corrente sanguínea das vítimas. O mal de Chagas ataca vários órgãos do corpo humano, principalmente o coração.

Besouro


A família Coleoptera, dos besouros, possui mais sete mil espécies. Muitas produzem uma substância chamada cantharidin. Essa secreção pode ser muito últil para remover verrugas. No entanto, se administrada em quantidade errada, pode até matar um cavalo adulto.

Pulga 
Embora sejam muito pequenas para serem vistas a olho nu, as pulgas que andavam nas costas dos ratos dizimaram um terço da população europeia entre os anos de 1348 e 1350. Para a nossa sorte esses insetos preferem o sangue dos animais do que o dos humanos!

Formigas selvagens

 
Restritas ao continente africano e em alguns lugares da Ásia, as formigas selvagens, também conhecidas como formigas militares, normalmente vivem em colônias com mais de 20 milhões de indivíduos. Uma mordida dessa formiga é extremamente dolorosa, mas os estragos que ela pode fazer são muito piores: já existiram casos em que essas formigas dizimaram crias inteiras de pequenos animais em fazendas.

Formigas de fogo

 O nome dessas formigas deriva da sensação que o veneno do inseto causa no corpo humano. Embora a mordida seja dolorida, essas formigas vegetarianas não são agressivas a menos que se sintam ameaçadas. Uma formiga de fogo é capaz de expelir 1500 ovos em um único dia.

Mosca Tsé Tsé

Normalmente confundidas com moscas comuns, a tsé tsé é responsável pela 'doença do sono'. Os sintomas começam com uma gripe e depois a vítima entra em coma. Hoje esse mal mata mais de 25% da população da África Sub Saariana.

Vespa asiática

Também conhecida como vespa gigante japonesa, esse inseto pode chegar a ter três dedos de comprimento e causar tanta dor quanto nenhum outro inseto no planeta. Uma das vítimas da mordida da vespa disse que a sensação é igual ter uma agulha quente dentro da perna. No entanto, a larva da mosca asiática é usada pela culinária asiática em cima dos famosos bolinhos de arroz (sushi).

Abelha africana

As abelhas africanas híbridas foram resultado de uma combinação de genes feita pelos cientistas. No entanto, elas têm uma forte tendência à agressividade e não são muito produtivas.

Mosquito

Sem sombra de dúvidas os mosquitos são os animais que mais mataram seres humanos do que qualquer outro. Basta lembrar de quantas epidemias são causadas por esses insetos: malária, dengue, elefantíase e muitas outras.

Fonte:verde.br.msn.com/

0 comentários:

Postar um comentário